sábado, 5 de março de 2016

Capacidade de Dilma governar se esgotou, dizem analistas

Cientistas políticos avaliam que Dilma perdeu o que restava de sua capacidade de governar após operação ter agindo a maior estrela do PT.


 Após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter se tornado alvo da Lava Jato, Dilma Rousseff perdeu o pouco que restava de sua capacidade de governar, avaliam cientistas políticos. A operação da Polícia Federal atingiu em cheio o mentor da presidente e a principal estrela de seu partido, o PT.Põe e tira a faixa: investigações atingiram em cheio Lula, comprometendo ainda mais a governabilidade de Dilma

Põe e tira a faixa: investigações atingiram em cheio Lula, comprometendo ainda mais a governabilidade de Dilma
Foto: Wikimedia / O Financista

Para o cientista político Antônio Lavareda, a capacidade de governabilidade de Dilma foi esgotada e a crise política atingiu um patamar que pede, com urgência, uma resolução dessa crise, para que o País possa seguir adiante.

“Pela primeira vez em um regime democrático, um ex-presidente é conduzido coercitivamente para prestar depoimento e é associado a delitos dentro desse espectro da operação (Lava Jato). Ou seja, o episódio de hoje agrava a crise política e acentua a paralisia do governo no que concerne à condução de sua agenda econômica e administrativa, fundamental para recolocar o país nos trilhos”, diz Lavareda.

Para Heni Ozi Cukier, cientista político e professor de relações internacionais na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a ação da Polícia Federal faz com que o processo de impeachment de Dilma seja acelerado.
“É uma questão de tempo, pois será muito difícil sustentar o apoio político. A exposição que tudo isso está gerando, os índices de reprovação contra o PT, contra Dilma e Lula devem aumentar. 

E vamos enxergar o processo caminhar”, avalia Cukier.
A resolução mais provável, para Lavareda, seria uma saída via Congresso, devido à necessidade da classe política de encontrar a saída “mais rápida”. O caminho do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), via cassação da chapa, “leva meses” e faria o País atravessar – nesse estado de paralisia – todo o restante do ano de 2016.

“Um afastamento da chapa, hoje, levaria necessariamente a uma nova eleição. E isso não é interessante para o país hoje.
 O mais saudável é que repitamos a experiência de 1992”, afirma Lavareda, referindo-se ao processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

"Nós contra eles"

O discurso adotado por Lula, após a 24ª fase da Lava Jato, enfatizou a questão do “nós contra eles” e foi avaliada como “inteligente” por Lavareda. “É o único caminho que ele pode trilhar. A condução coercitiva de Lula e seu esforço para se vitimizar ainda tem a capacidade de despertar alguns graus de emoção na militância petista. Afinal, ele encarna o que há de mais heroico e romântico na simbologia do partido.”

Mas o Lula de hoje está enfraquecido. “Óbvio que sempre haverá minorias – sobretudo petistas – que poderão ser mobilizadas por sua retórica. Mas a maioria da opinião pública acha que ele está, sim, comprometido com as investigações da Lava Jato, que ele é o responsável pelas acusações que lhe são imputadas e rechaça, portanto, seu posicionamento”, diz Lavareda.

O professor da ESPM concorda que o “discurso para convertidos” do ex-presidente era sua única opção no momento. “Não tem como o Lula ter outro discurso. Qualquer outro discurso já não tem mais efeito, não funciona. Agora, ele só pode tocar o coração daqueles que são seguidores fiéis, pois o resto já não acredita em suas palavras. Não por hoje, mas por todos esses anos”, afirma Cukier.
Lula 2018

O cientista político da Faculdades Rio Branco, Pedro Costa, avalia que a ação da Polícia Federal na casa do ex-presidente teve caráter político com o objetivo de diminuir as chances de o PT vencer a corrida presidencial de 2018.
A presidente “Dilma [Rousseff] não é ameaça, quem ameaça é o mentor dela, o Lula. O objetivo é exterminar o grande inimigo de 2018”, diz.

Além de afirmar que a ação da PF desrespeitou a Constituição, o especialista considera que a operação determina o início da campanha de Lula. "O PT não tem plano B, não tem outro candidato. Se ele não for candidato as chances são mínimas para o PT.”

O Financista


sexta-feira, 4 de março de 2016

Há três anos atrás... O que se esperava da nova composição da Câmara Municipal do Jaguariaíva




Há três anos atrás,  postamos isso, O que se esperava da nova composição da Câmara Municipal do Jaguariaíva.

A Câmara Municipal do Jaguariaíva iniciará uma nova legislatura com o número de vereadores ampliado, novos e velhos vereadores, velhos problemas e muitos desafios.

Com mais vereadores esperamos que o Poder Legislativo seja diversificado em sua representatividade social e que permita que os representantes políticos se aproximem mais das causas e das lutas cotidianas do povo. Dos atuais vereadores, apenas três foram reeleitos. Dos 13 eleitos, 8 exercem mandato pela primeira vez. Esse quadro de novidades que cerca a composição da Câmara Municipal do Jaguariaíva não esconde a preocupação de muitos com o comportamento político que terão os vereadores.

Espera-se que a Câmara Municipal, preservando sua autonomia em relação ao Poder Executivo, seja capaz de realizar um debate imparcial, sem negociatas. Cumpra seu papel fiscalizador e estimule a participação da população no processo de discussão e aprovação das leis. Com isso, a Câmara fortalecerá a democracia e contribuirá para a formação da cidadania ativa. Cidadania que espera dos seus representantes os exemplos de ética e honestidade na relação com a coisa pública.

O parlamento é o espaço próprio do debate e das discussões dos grandes temas que envolvem o desenvolvimento local, as políticas públicas e os regulamentos de promoção e controle dos espaços urbano e rural. Nesses termos, espera-se da nova Câmara um debate qualificado, que se ponha acima dos interesses pessoais ou paroquiais. Transformar ideias e sínteses do debate em leis que assegurem direitos para o bem-estar do conjunto da sociedade e em projetos para o desenvolvimento sustentável de Jaguariaíva deve ser a energia orientadora de uma agenda positiva a ser construída.

Para que a nova Câmara cumpra o processo legislativo em um ambiente democrático, como deve ser, as regras do seu funcionamento precisam estar bem explicitadas na Lei Orgânica e no Regimento Interno. Esses dois instrumentos legais requerem inicial atenção, tendo em vista que a revogação de inúmeros artigos da Lei Orgânica, através da Emenda, cassou direitos de servidores municipais, subtraiu direitos da participação popular e reduziu o poder fiscalizador da própria Câmara. O Regimento Interno, por sua vez, carece de atualização para redefinir o conjunto das Comissões Permanentes e conferir importância aos seus pareceres, estabelecer prazos de tramitação dos projetos e impor respeito ao próprio processo legislativo.

Além dessa análise dos aspectos formais da nova Câmara e das medidas inovadoras aqui discutidas, espero que a legislatura que se inicia em 2013 traga novas práticas políticas e não seja submissa.
Espero que os candidatos que ganharam façam valer a confiança que as pessoas depositaram neles em trazer melhorias para nossa cidade, que os compromissos assumido com o povo não fiquem apenas nas promessas de campanha.
Abaixo deixo os nomes dos vereadores eleitos para a população cobrar afinal nós somos o patrão.

Adilson Gordo 

PT Partido dos Trabalhadores
Alencar 'Samirzinho 
PMDB Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Iracema 
PDT Partido Democrático Trabalhista
Marquito 
PSDB Partido da Social Democracia Brasileira
Juninho Pemac 
DEM Democratas
Rafa do PR 
PR Partido da República
Leomar 
PP Partido Progressista
Dr. Gilberto 
DEM Democratas
Nelci Fotografa 
PT Partido dos Trabalhadores
Sandra Negrini 
PSC Partido Social Cristão
Nenzo 
PTB Partido Trabalhista Brasileiro
Pastor Valdemir 
PTB Partido Trabalhista Brasileiro
Dr. Edilson 
PPS Partido Popular Socialista
Link da postagem: 
http://fiquepordentrojaguariaiva.blogspot.com/2012/12/o-que-se-espera-da-nova-camara.html

24ª Lava Jato, PF ouve Lula


A Operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, chegou à 24ª fase nesta sexta-feira. Segundo a PF, a operação ocorreu na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. O Instituto Lula também é alvo da ação da PF. O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e foi levado para prestar esclarecimentos no posto da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, na Zona Azul da capital. Às 8h41, ele foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado. O Instituto Lula disse que vai divulgar uma nota ao longo do dia sobre a operação desta sexta. O Instituto também afirmou que a entidade e o presidente Lula "sempre prestaram todas as informações solicitadas pelas autoridades". O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução. A PF também cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente Lula, na casa e empresa dos filhos dele e no sítio que era constantemente frequentado por Lula, em Atibaia. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva - quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Duzentos policiais federais e 30 auditores da Receita Federal participam da ação, que foi batizada de “Aletheia”. O termo é uma é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. No Rio de Janeiro, os mandados estão sendo cumpridos na capital, assim como na Bahia. Já em São Paulo, os municípios em que a operação é realizada são: São Paulo, São Bernardo do Campo, Atibaia, Guarujá, Diadema, Santo André e Manduri.

terça-feira, 1 de março de 2016

Ladrões explode caixas do Banco de Brasil em Jaguariaíva

Ladrões fortemente armado invadiram a agência do  Banco  do Brasil em Jaguariaíva na madrugada de hoje. Grupo danificou três caixas e conseguiu subtrair o dinheiro de um deles.
Segundo informações da Polícia Militar, cinco indivíduos, em posse de armas longas, invadiram a agência bancária e utilizaram cinco explosivos. Três caixas ficaram danificados, sendo que em um deles foi possível subtrair o dinheiro do local.
Na saída, o grupo arrombou uma loja de roupas em frente à agência e levou cerca de R$ 2 mil em mercadorias. Testemunhas apontam que o grupo fugiu em uma Renault Duster, de cor prata, na direção da área rural de Jaguariaíva.
A Polícia Militar realiza patrulhamento para tentar localizar a quadrilha criminosa. AmjB1Dyw2UWWbNSZLPh8RVUdVIQ1xgyvVuGPA1ws3Kbe