quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tragédia no Rio de Janeiro, população brasileira vive em risco de mais acidentes...



Do RJTV

Uma câmera de monitoramento da Prefeitura do Rio registrou o momento da explosão ocorrida em uma lanchonete no Centro da capital fluminense. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (13) e deixou três mortos e 17 feridos. Até por volta das 14h, sete pessoas tinham recebido alta. No começo da tarde, os bombeiros encerraram as buscas nos escombros.
O relato de funcionários e a vistoria realizada por bombeiros e técnicos da Defesa Civil apontam para a hipótese de que um vazamento de gás tenha causado a explosão. O comandante do Corpo de Bombeiros e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, afirmou que a lanchonete não tinha autorização para utilizar gás combustível e não tinha todos os papéis necessários para seu funcionamento.

Tragédia no Rio de Janeiro, população brasileira vive em risco de mais acidentes...

Explosão em um edifício na Praça Tiradentes, região central do Rio de Janeiro, mata, na manhã desta quinta-feira (13), três pessoas e deixa cerca de 13 feridos, sendo três deles em estado grave. Segundo o Corpo de Bombeiros da região, houve um vazamento de gás, porém, ainda não se sabe a causa correta.

A fachada do prédio ficou completamente destruída. A explosão teria atingido pelo menos mais quatro andares do edifício.

De acordo com os Bombeiros, ainda não há confirmação exata do número de vítimas no local. Todos os feridos estão sendo levados para o hospital Municipal Souza Aguiar.


A ASMIRG-BR tem denunciado o precário estado dos botijões de gás de cozinha, o total desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor coloca a população sem ter como saber se o botijão que recebe esta em condições seguras de uso, e tudo isso por um único motivo, manter o cartel de um setor que alem de ser de utilidade pública, é a base para alimentação do povo brasileiro.

A omissão de dar as informações a toda população é lamentável, se agrava com declarações de órgãos de fiscalização afirmando que os estados dos botijões estão sendo fiscalizados e estão dentro das normas de segurança, um absurdo grave de omissão somado aos cursos que ministram de segurança e dicas de uso do botijão gás sem sequer olhar o estado dos botijões.

Chegamos a todas as esferas, denuncias foram encaminhadas até mesmo a Presidenta da República, mas este sistema cuja bandeira se estampa como o maior cartel da historia brasileira, consegue simplesmente anular qualquer denuncia, mesmo que estas ferem normas básicas como o Código de Defesa do Consumidor.

Ouvimos representantes das Companhias Distribuidoras dizer que é lamentável tal tragédia, lamentável é um termo muito delicado para dar como resposta a todas as famílias que estão perdendo seus entes queridos com os graves acidentes envolvendo o gás de cozinha, famílias que perdem todos os seus bens e carregam a dor da perda de um familiar.

A tragédia do Rio de Janeiro é mais um alerta da realidade do setor do gás de cozinha, nossos rastreadores identificam quase que um acidente por dia com botijões de gás de cozinha, mas o silencio é a resposta de todos os órgãos de fiscalização.

Acabar com esta triste realidade é também acabar com a base que sustenta esse grande cartel que atua de forma predatória com toda a população brasileira, mas infelizmente aqueles que contribuíram para este fim foram anulados em nosso setor, nos colocando como reféns, sem ter a quem recorrer e como sair desta trágica realidade.

O Governo Federal precisa intervir, esta questão do botijão só poder ser enchido por companhia que coloca sua propaganda estampada no vasilhame, sustenta este grande cartel, motivo de tantos acidentes e tragédias, o botijão de gás é um bem adquirido pelo consumidor, paga-se e caro por ele, e o consumidor deveria pelo menos ter o direito de escolher de quem comprar, de escolga de qual companhia poderá encher seu botijão com segurança, sem que assuma custos de requalificação, que seja garantido a este consumidor um botijão identificado não só a marca de quem encheu, mas com uma identificação clara da validade deste botijão e selo de garantia de uso de um produto apto para armazenar o gás, não estas aberrações que encontramos.

Até onde chegaremos? Quantas vitimas serão necessárias para que possamos abrir a caixa de pandora do setor do gás de cozinha?

Alexandre Borjaili
Presidente
Associação Brasileira dos Revendedores de GLP, ASMIRG-BR

Nenhum comentário: