sábado, 22 de outubro de 2011

MEC orienta alunos sobre Enem


Cerca de 255 mil estudantes paranaenses fazem o exame hoje. Conferir caderno e cartão de resposta e ficar atento à cor da prova são algumas das dicas

Alimentação
Veja a dieta para antes, durante e depois das provas:
Antes
Coma algo leve na noite anterior. No dia, o café da manhã deve ter frutas, fibras e carboidratos, que garantem energia. Coma de duas em duas horas e, por volta das 11 horas, antes de sair de casa, faça um lanche leve com pão integral, peito de peru e queijo.
Durante
Preze por alimentos de ingestão rápida e ricos em vitaminas. Barrinhas de cereais e frutas são indicadas. Chocolates são gordurosos e podem derreter. Tome água ou suco, porque a falta de líquido causa sonolência. O refrigerante é um inimigo, pois traz a sensação de estufamento.
Depois
Reponha as energias evitando comidas gordurosas, condimentos e comidas de origem duvidosa. Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, já que diuréticas, podem causar mal-estar e ressaca. Jante duas horas antes de deitar, para a digestão não atrapalhar o sono.
Uma das orientações do Minis­­tério da Educação (MEC) aos 5,3 milhões de candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje e amanhã é que confiram, antes de começarem a prova, se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. O estudante também deve verificar se os seus dados pessoais estão corretos.

Assim, o MEC tenta reduzir possíveis transtornos como os ocorridos no ano passado, quando alguns candidatos receberam cadernos de prova com erros de impressão que continham um número menor de questões do que o previsto. Devido ao erro, o MEC teve de reaplicar a prova a um grupo de 9 mil alunos. A orientação nesse caso é que o participante informe o problema ao fiscal de sala imediatamente para que ele possa trocar o material.
Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisa marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta.
A redação, que será aplicada no domingo, deve ser um texto do tipo dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Ele deverá ser desenvolvido a partir do tema que será proposto na prova – em 2010, o tema foi trabalho escravo. O MEC alerta que redações que fujam do tema ou tenham menos de sete linhas receberão nota zero.
Horário
Todos os anos, muitos candidatos deixam de fazer o Exame Na­­cional do Ensino Médio (Enem) porque chegam atrasados aos locais de prova. Os portões são fechados às 13 horas (horário de Brasília) e não há tolerância. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o estudante chegue ao local de prova com uma hora de antecedência, quando os portões são abertos. É preciso ter cuidado com o horário de verão e com as diferenças de fuso horário. No Paraná, os portões são fechados impreterivelmente às 13 horas, seguindo o horário de Brasília. As provas do Enem serão aplicadas em 14 mil locais em todo País.
Da Gazeta do Povo

Nenhum comentário: